sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Pery Ribeiro. Um cantor de muitas estrelas.

Pery Ribeiro é um daqueles casos especiais de cantor que embora não tenha se firmado com fenômeno de vendagem, mantinha-se sempre em evidência e com um público cativo - mesmo após cinco décadas de carreira. Com efeito, o cantor se fez respeitar pelo belo timbre de voz e o bom gosto na escolha do repertório, a exemplo da amplamente divulgada honra de ser considerado o primeiro artista a gravar o clássico "Garota de Ipanema", no LP "Pery é todo bossa", além outras muitas canções famosas. A respeito da gravação pioneira, o cantor declarou, em uma entrevista, que a oportunidade de gravar "Garota de Ipanema" foi obra do acaso:  

“Eu roubei”. (rindo) Foi uma espécie de roubo. Tom Jobim tinha acabado de fazer “Garota de Ipanema” com Vinícius. Eles estavam fazendo um show no Rio de Janeiro, numa casa chamada Bom Gourmet. Eu to falando de 61 para 62 e eram: Tom Jobim, Vinícius de Morais, Os Cariocas e João Gilberto no mesmo lugar, fazendo um showzinho para 15 a 20 pessoas. Numa dessas noites eu estava lá. Eu ia quase toda noite. Nessa noite eu estava com Carlinhos Lyra e o Tom Jobim sentou no piano e disse: ‘Olha, eu vou cantar uma música que nós acabamos de fazer, eu e Vinicinho... Vinicinho, cadê o papel?’ Colocou em cima do piano e começou a cantar: ‘Olha que coisa mais linda... ’ Eu fiquei doido com a música, a primeira vez que eu ouvi fiquei alucinado. Voltei no dia seguinte na mesma situação. O Tom: ‘É... nós acabamos de fazer essa música ante ontem... Cadê a música Vinicinho, onde esta a letra?...’ Aquele jeito do Tom... Aí eu levei um gravadorzinho, gravei muito precariamente. Na mesma época eu estava fazendo o meu primeiro disco de Bossa, chamado “Pery é todo bossa”, aí eu levei para o estúdio e mostrei para o grande maestro da época, Lírio Panicalli e falei: “Lírio olha isso que eu descobri! É uma música nova do Tom, olha que beleza que é isso aqui.” Ele ouviu e disse: ‘Pery, que maravilha. Vamos gravar já. ’ Aí entramos no estúdio e gravamos. O disco foi pra rua e foi aquele estouro de sucesso. “Garota de Ipanema” estourou em tudo o que era parada de sucesso. Logo em seguida "Os Cariocas"gravaram e depois tomou rumo e andou pelo mundo todo. Hoje estamos com quase 2.000 gravações. Eu me sinto muito orgulhoso de ter sido a primeiríssima pessoa a colocar a música no mercado.” 

Sorte ou não, o site do cantor não exagera ao declarar que tem pessoas que nascem com uma estrela e que Pery nasceu com duas - uma alusão aos pais, Herivelto Martins e Dalva de Oliveira, dois gigantes da MPB. Faço apenas uma retificação: Pery tinha luz própria e um estilo todo seu, o que o transformou na terceira grande estrela da família. Isso já se prenunciava ao despontar, aos três anos de idade, dublando o anão Dengoso no clássico de Walt Disney ao lado de sua mãe que interpretava Branca de Neve. Ali se iniciava uma longa e vitoriosa carreira. 

Pery Oliveira Martins faleceu hoje, 24 de fevereiro de 2012, aos 74 anos, vítima de um enfarte. Foi, com certeza, se juntar aos pais na galeria dos grandes artistas brasileiros. 

Para maiores informações sobre a rica biografia do compositor acesse o site http://www.peryribeiro.com. Ouça Garota de Ipanema na voz do cantor.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário