quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Mamãe eu Quero. Do Carnaval brasileiro para o mundo.

Curiosidades da MPB. 

Que “Mamãe eu Quero”, composta por Jararaca (foto) e Vicente Paiva é uma das marchinhas mais famosas da história do Carnaval, todo mundo sabe. O que poucos sabem é que o sucesso, lançado em 1937, foi gravado pela primeira vez de forma improvisada com direito até a erros de acordes. Quem contou a história foi o cantor e musicólogo Almirante, em depoimento registrado no excelente livro “História do Carnaval Carioca” da jornalista Eneida de Moraes. 

“Na hora de gravar”, contou Almirante, se referindo a ‘Mamãe eu quero’, “verificamos que  ela  era pequena, não tinha a duração exigida para o disco. Seria impossível repetir uma parte da música. Que fazer? Jararaca e eu completamos a música fazendo um diálogo improvisado na hora, sem nenhum interesse. Durante a gravação, o banjoísta errou um acorde, mas a música era considerada tão ruim que ninguém pensou em refazer tudo. Pois bem, ´’Mamãe eu quero’ foi um sucesso definitivo e enorme. A música é ruim mesmo, o disco é péssimo, mas pegou [...]”. 

Na verdade a música só foi gravada devido à insistência de Jararaca e, mesmo com a avaliação tão negativa de Almirante, tornou-se um sucesso nos Estados Unidos, onde foi interpretada por Carmem Miranda no filme "Serenata tropical" de 1940. A Marcha chegou a ter uma versão em inglês – “I want my Mama” - gravada por Bing Crosby e pelo trio The Andrews Sisters. A música aparece ainda em filmes de Mickey Rooney, Jerry Lewis e dos irmãos Marx, dentre outras muitas aparições famosas. Certamente os memoráveis artistas não concordaram com a avaliação daquele que era chamado de “”A mais alta patente do Rádio”.

José Luís Rodrigues Calazans, nome de batismo de Jararaca, faleceu em 11 de outubro de 1977. Sua morte chegou a ser divulgada no jornal "The Daily News" apresentando-o como o famoso compositor gravado por Bing Crosby e Carmen Miranda.

Confira o vídeo com a versão gravada por Jararaca que conta com a participação especial do grande Almirante. Depois, a versão em inglês cantada pelo conjunto vocal The Andrews Sisters. Carmem Miranda não poderia faltar, no  terceiro vídeo.Escolha a sua versão.


 Jararaca e Almirante

  

 The Andrews Sisters

  

 Carmem Miranda

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário