domingo, 12 de fevereiro de 2012

Lolita Rodigues a primeira cantora da televisão. Hino da Televisão.



Curiosidades da Música. 

Senhoras e Senhores, boa noite. A PRF-3-TV, Emissora Associada de São Paulo, orgulhosamente apresenta neste momento o primeiro programa de televisão da América latina”.
 
Com essas palavras a atriz Iara Lins anunciava, fruto do empreendedorismo de Assis Chateaubriand, o início da era da televisão no Brasil, com o Programa “TV na Taba”, dirigido por Demirval Costa Lima e Cassiano Gabus Mendes, uma verdadeira mixórdia de atrações como: música, dramaturgia, humor e dança. O evento histórico aconteceu às 22 horas do dia 18 de setembro de 1950.

Dentre os vários números do programa, apresentado por Homero Silva, um viria a ser a primeira apresentação de uma cantora na televisão brasileira. A honra caberia à cantora Hebe Camargo, que não pode participar - alguns dizem que devido a um resfriado, outros que devido a um compromisso já assumido anteriormente. Coube, então, a Lolita Rodrigues (foto)  apresentar o número pioneiro: O “Hino da Televisão” composto por Marcelo Tupinambá e Guilherme de Almeida. 

A obra é pouco conhecida. Sua letra utilizou argumentos exigidos por Chateaubriand que solicitou menção ao índio, símbolo da TV recém criada, à televisão em cores que ele já antevia e à bandeira de São Paulo. 

Como todo hino, o da televisão também ficou rebuscado e formal o que até hoje é motivo de risos para alguns representantes daquele momento histórico, até mesmo da sua primeira intérprete. Confira a peça na voz da própria Lolita.



Letra.

Hino da Televisão
(Marcelo Tupinambá e Guilherme de Almeida)

Vingou como tudo vinga
no teu chão, Piratininga
A cruz que Anchieta plantou!
Pois, dir-se-á que ela hoje acena
Por uma altíssima antena
Em que o Cruzeiro pousou.
E te dá, num amuleto,
O vermelho, branco e preto
Das contas do teu colar.

E te mostra num espelho,
O preto, branco e vermelho,
Das penas do teu tocar.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário