quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Brasileira Vítima da Xenofobia - Até tu, Suiça!


A crescente onda de xenofobia que assola o mundo vem se transformando em um pesadelo para estrangeiros que moram nos países ditos desenvolvidos. Já postei alguns artigos sobre o assunto, a exemplo do caso da truculência espanhola contra brasileiros (aqui) e a recente decisão do Governo Berlusconi de querer transformar os médicos em delatores de imigrantes ilegais (aqui).

A coisa vem se acentuando a reboque da crise econômica mundial, o último caso vem, agora, da tranqüila e pacata Suíça. A brasileira, Paula Oliveira, de 26 anos, afirma ter sido agredida por três homens na noite de segunda-feira (9-02-2009) na cidade de Dubendorf, perto de Zurique. Residente legal naquele país, Paula diz ter sido vítima de agressões covardes com requinte de crueldade. Foram socos, chutes e todo seu corpo foi cortado por estiletes, não satisfeitos, os agressores escreveram também a estilete as letras SVP na perna da vítima, as iniciais foram identificada como sigla do partido de extrema direita, Centro da União Democrática. A brasileira, que estava grávida de gêmeos, perdeu as crianças e está em estado de choque em um hospital da cidade. Os autores, descritos pela vítima como neonazistas , fugiram e ainda não foram presos. A polícia Suiça iniciou as investigações, porém, insinua com a possibilidade de que a advogada possa ter praticado a auto-mutilação.

Independentemente do resultado das investigações, a Suíça, historicamente avessa à violência e conhecida pela sua neutralidade, mancha seu bom nome ao permitir manifestações com caráter racista. Poderia se dizer – ora, o país não tem culpa da ações de alguns radicais - infelizmente, essa não é a realidade, o que dizer de uma legislação que permite propagandas nazi-facistas explícitas. Maria Bernasconi, vice-presidente dos socialistas, já afirmava à epoca da eleição: “A propaganda do SVP lembra os métodos nazistas nos anos 30”. Com efeito, o cartaz de campanha do SVP trazia três ovelhas brancas sobre uma bandeira da Suíça, enquanto uma ovelha negra era chutada para fora do espaço, tudo isso acompanhado da frase “Para criar segurança”, em referência ao combate a imigração. Por muito menos, já vi muita gente presa, aqui, no nosso nem tão desenvolvido Brasil.

O partido SVP venceu as eleições federais realizadas no final de 2007, tem 90.000 filiados, conta com 62 das 200 cadeiras do parlamento e dois dos sete representantes no Conselho Federal - grupo que a rigor representa o poder na Confederação Suíça - sinal que uma boa parcela dos pacatos suíços apóia o discurso populista e xenófobo do partido.

Diante de tantas evidências de que a coisa vai piorar, é de fundamental importância ações organizadas de repúdio por parte da comunidade mundial comprometida com os direitos humanos, exigindo punições severas aos agentes do racismo, antes que as cenas de violências comecem a se banalizar.
Ainda há tempo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. los gobiernos de los países toleran estos actos de irracionalidad que dan margen a la extrema derecha y argumentan siempre con la crisis, ellos los políticos dejan fluir la inmigración que en muchos casos tienden a cometer crímenes poco frecuentes en pueblos y ciudades , pero la delincuencia parece ser mas importante en los medios de comunicacion que los actos de nazis, como el que tu tienes en tu post, me entiendes? la gente en realidad no es racista simplemente tiene miedo de lo desconocido, lo que le han hecho a esta mujer es obra de ultra derechistas una mínima parte de la sociedad en general en el mundo, me gusto tu blog !! me pasare de vez en cuando....trona....

    ResponderExcluir
  2. caro ricardo,

    sua advertência faz sentido.

    os neoliberais, arautos incontestes da gobalização, teceramm loas à circulação de grana e mercadorias além fronteiras e disseminaram a desigualdade econômica no planeta inteiro.

    nas décads de 60 e 70 abriram as portas na europa pros imigrantes da áfrica, do oriente médio, da ásia, da américa latina, etc. geralmente oriundo das ex-colônias, pois tinham a vantagem de saber a língua do antigo colonizador.

    o modelo faliu, a crise se instalou e agora estão atrás de um bode expiatório. nada mais fácil do que escolher os imigrantes.
    esse filme já vimos. a própria europa em períodos antes das guerras de 1914 e 1939 foi pródiga na proliferação de partidos xenófobos e racistas, invariavelmente de direita.

    esse medo do diferente, do exótico, salientado no comentário do trona, creio ser uma forma ingênua e educada de, sorrateiramente, jogar pra debaixo do tapete atos de barbárie.
    daí a velha e culta europa, surpreendida, tenta, envergonhadamente, esconder.
    é uma lástima.

    abçs

    ResponderExcluir
  3. Um absurdo, isso é apenas o que posso comentar.
    Não bastando a ação desses "homens" em um país que se diz desenvolvido, a polícia suíça ainda duvida da brasileira ao dizer que ela estava se auto-mutilando.

    ResponderExcluir
  4. Me admira muito, vocês, pessoas ditas letradas e informadas, se comportarem como assistentes-ouvintes do BBB. Ao primeiro rojão já se posicionam a favor disso em detrimento daquilo. Tava na cara que a mulher é doida! Em vez de difamarem a grande nação Suiça, pródiga em queijos maravilhosos e relógios que fazem com que vocês não se atrasem para o trabalho, deveriam observar o estado mental de quem inventa estórias para entrar na própria. E agora???!!!!

    ResponderExcluir