terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Chuveiros Ecológicos Ajudam a Poupar Água.


A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), instalou cinco chuveiros ecológicos nas Praias de Vitória, Vila Velha, Serra e Guarapari, a ação faz parte da campanha de verão “Poupe água. Poupe a natureza” patrocinada pela empresa.

O chuveiro ecológico utiliza água do aquífero costeiro, que contém baixa salinidade e aflora após escavação de aproximadamente um metro na areia. A água é desinfetada por um filtro de cloro e fica livre de bactérias.

Para garantir a segurança com relação à qualidade da água do chuveiro ecológico, técnicos da Cesan realizaram análises laboratoriais na água que sai do equipamento. Os resultados mostraram que não há presença de coliformes termotolerantes e a salinidade do aquífero é baixa, de quatro gramas de sal por quilo de água, enquanto o mar apresenta salinidade de cerca de 30 gramas por quilo.

O chuveiro ecológico funciona por meio de uma bomba pneumática acionada manualmente, que fornece cerca de dois litros em cada movimento. A água utilizada para o banho retorna ao próprio aquífero através da areia. A principal vantagem do chuveiro ecológico é a economia de água tratada. O equipamento é portátil e pode ser montado em qualquer ponto da praia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Muito bom esses chuveiros instalados nas praias, mas a "invenção" não é nova. Em canoa-quebrada, por exemplo, possui um desses, na praia da cofeco, próximo ao beach park, tinha um também. O incômodo é que precisa de duas pessoas pra se banhar. Bem que a alavanca podia estar virada para o lado do banhista. Aliás, que bela banhista...

    ResponderExcluir
  2. É uma ação interessante, mas ecológico mesmo seria resolver o problema do lançamento de dejetos jogados in natura no oceano pelas barracas instaladas à beira-mar.

    ResponderExcluir
  3. meu caro blogueiro,

    fico me perguntando: o que me agrada mais, o chuveiro ecológico ou a moçoila que o utiliza?
    num sei, não. oh, dúvida.

    abçs

    ResponderExcluir