sábado, 28 de novembro de 2009

Curiosidades da Música Popular Brasileira – A História da Música João e Maria.

AÍ A MÚSICA TEM TAMBÉM SEUS PEQUENOS FATOS.

A Valsinha “João e Maria” foi composta por Sivuca em 1947, nesta época, Chico ainda era criança e sequer imaginava se tornar um dos maiores nomes da MPB. Chico só iria colocar a letra na música, em 1977, portanto, 30 anos após a música ser composta por Sivuca.

Comento: Chico Buarque colocou letra em várias músicas
de parceiros famosos, como: Tom Jobim, Francis Hime, Milton Nascimento, Edu Lobo , dentre outros. Para explicar seu método para colocar letras em músicas, o compositor respondeu, em uma entrevista de 1988:

"Você tem que entrar na cabeça do compositor. Tentar adivinhar. Se você fosse ele, o que você estaria dizendo com aquela música...” e complementou com uma frase que repetiu algumas vezes -Cada música tem uma história. Cada parceiro tem uma história” e citou alguns exemplos:

para músicas de Milton Nascimento, ele procurava fazer letras com a cara do Milton, Já Tom Jobim, este gostava de interferir constantemente na criação da letra, muitas vezes o compositor de Desafinado já trazia uma idéia pronta, o que, segundo Chico, criava alguma dificuldade para compor, afinal, Tom também era um grande letrista. Francis Hime, ao contrário de Tom, nunca interferia no processo de composição, Chico chega a confessar que Hime sequer se preocupava em dar o título da música.

Na música João e Maria, uma valsinha que Sivuca compôs com uma linha melódica que prima pela singeleza e ingenuidade, Chico procurou transformar em um belo mundo infantil de faz de conta, e explicou os motivos:

"Cada música tem uma história. Eu tenho uma parceria com o Sivuca que é engraçada. Ele fez a música, que ficou se chamando João e Maria. Ele mandou uma fita com uma música que ele compôs em 1944, por aí. Eu falei: "Mas isso foi quando eu nasci." A música tinha a minha idade. Quando eu fui fazer, a letra me remeteu obrigatoriamente pra um tema infantil. A letra saiu com cara de música infantil porque, simplesmente, na fitinha ele dizia: "Fiz essa música em 47." Aí pensei: "Mas eu criança..." e me levou pra aquilo. Cada parceria é uma história. Cada parceiro é uma história."


João e Maria foi gravada por Chico em vários discos, uma das gravações foi feita com Nara Leão no LP "Meus amigos" , a música também foi um grande sucesso como trilha da novela "Dancin' Days", passada na TV Globo, em 1978.


Fontes:
Site do Compositor Chico Buarque de Holanda
Livro 85 anos de Música Brasileira Vol. 2, 1ª edição, 1997, editora 34

Letra:
João e Maria
Chico Buarque de Holanda e Sivuca
Agora eu era o herói
E o meu cavalo só falava inglês
A noiva do cowboy
Era você
Além das outras três
Eu enfrentava os batalhões
Os alemães e seus canhões
Guardava o meu bodoque
E ensaiava um rock
Para as matinês

Agora eu era o rei
Era o bedel e era também juiz
E pela minha lei
A gente era obrigada a ser feliz
E você era a princesa
Que eu fiz coroar
E era tão linda de se admirar
Que andava nua pelo meu país

Não, não fuja não
Finja que agora eu era o seu brinquedo
Eu era o seu pião
O seu bicho preferido
Sim, me dê a mão
A gente agora já não tinha medo
No tempo da maldade
Acho que a gente nem tinha nascido

Agora era fatal
Que o faz-de-conta terminasse assim
Pra lá deste quintal
Era uma noite que não tem mais fim
Pois você sumiu no mundo
Sem me avisar
E agora eu era um louco a perguntar
O que é que a vida vai fazer de mim
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. Essa é uma música bela que eu não canso de escutar, tinha mesmo que vir de dois gênios da nossa música. Parabéns inesquecível Sivuca e grande Chico Buarque!

    ResponderExcluir
  2. legaaaalllllllllllllllllllllll

    ResponderExcluir
  3. linda....remete a uma ingenuidade maravilhosa de se sentir... Parabens Chico e Sivuca! Se eu fosse sua princesa neste conto eu nao fugiria nunca Chico!!!! reginafreujo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Uma das quatro músicas mais bonitas da cultura brasileira seguida de Rosa de Hiroshima, Sonho de Ícaro e Clube da esquina 2. Nunca canso de ouvir João e Maria.

    ResponderExcluir
  5. amo de coraçao essa musica :)

    ResponderExcluir