sábado, 21 de novembro de 2009

Pausa no Blog.

Estou em repouso devido a uma cirurgia de emergência, realizada antes de ontem, para retirada do apêndice, aquele órgão pequenino que até agora ninguém sabe para que serve - a não ser operar. No entanto, em 2007, segundo fontes obtidas na Blogosfera, foi noticiado que um estudo realizado na Duke University Medical School e publicado na revista Journal of Theoretical Biology revela que a função do apêndice parece estar relacionada com a população de bactérias que habita e ajuda o sistema digestivo. Segundo Bill Parker, co-autor do estudo, o apêndice também funciona como uma fábrica de bactérias, cultivando os germes "bons".

À exceção das dores das primeiras horas após a cirurgia, e a desconfortável ligação com soro por pelo menos 30 horas, a operação foi tranqüila e quase não deixou cicatriz. A recuperação está sendo muito rápida, melhor do que pensava, pouco menos de 24 horas da operação já estava em casa. O procedimento utilizado foi a vídeolaparoscopia e é feita por meio de três pequenas incisões, a maior delas no umbigo e as outras duas mais abaixo na barriga.

Duro mesmo foi assistir meu Ceará Sporting, em um sábado ensolarado, vencer a Ponte Preta e se classificar para série A do Brasileirão, sem poder dar um pulo sequer de alegria e sem poder tomar uma única cerveja.

Para evitar que outros façam a bobagem que fiz, afinal fui procurar ajuda médica após 6 horas de dor , pois pensava se tratar de uma úlcera recidiva, reproduzo um artigo do Médico Dráuzio Varela sobre apendicite, publicado em seu site (http://www.drauziovarella.com.br).

Apendicite

Apendicite é a inflamação do apêndice, um pequeno órgão linfático parecido com o dedo de uma luva, localizado no ceco, a primeira porção do intestino grosso. Na maioria dos casos, o problema ocorre por obstrução da luz dessa pequena saliência do ceco pela retenção de materiais diversos com restos fecais.

O quadro inflamatório-infeccioso característico da apendicite é mais freqüente entre 20 e 30 anos e pode ser extremamente grave e levar à morte se o paciente não for tratado a tempo.

Sintomas
• Falta de apetite é o principal sintoma é. No entanto, como aparece em qualquer quadro infeccioso, torna-se um sinal inespecífico;
• Dor abdominal que se manifesta do lado direito e na parte baixa do abdômen. É uma dor pontual, contínua e localizada, fraca no início, mas que vai aumentando de intensidade;
• Colapso do aparelho digestivo porque o intestino pára de funcionar;
• Febre;
• Queda do estado geral;
• Náuseas, vômitos e certa apatia.

Diagnóstico

O diagnóstico é clínico, realizado com base na história do paciente e na palpação do abdômen. Como os sintomas das anexites (inflamação das trompas, útero e ovários) também provocam dor do lado direito do abdômen, é preciso estabelecer o diagnóstico diferencial. O ultra-som e a tomografia auxiliam bastante nessa distinção.
Estabelecer o diagnóstico de apendicite nem sempre é fácil. Por isso, havendo suspeita da infecção, o paciente deve ser encaminhado para cirurgia o mais depressa possível para evitar complicações graves, como a peritonite, por exemplo.

Tratamento

O tratamento da apendicite é cirúrgico. A incisão é pequena e as cicatrizes quase imperceptíveis. A intervenção pode ser feita também por via laparoscópica com os mesmos resultados da cirurgia com campo aberto. Se a cirurgia não for realizada em tempo hábil, a apendicite pode por em risco a vida do paciente.

Só excepcionalmente, o tratamento clínico é introduzido antes da cirurgia.

Recomendações

• Procure assistência médica imediatamente, se sentir dor na parte baixa e do lado direito do abdômen. Pode ser uma crise de apendicite aguda;

• Não se recuse a ficar internado no hospital, enquanto o diagnóstico não for esclarecido. Você pode precisar de cirurgia de emergência.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário: