terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O Adeus a Pena Branca.

Morreu na noite desta segunda-feira, 08-02-2010, aos 70 anos, no Hospital São Luiz Gonzaga, em São Paulo, o cantor sertanejo José Ramiro Sobrinho, o Pena Branca, vitimado por insuficiência respiratória. O cantor ficou famoso no Brasil se apresentando em dupla com seu irmão mais novo, Ranulfo Ramiro da Silva, o Xavantinho, falecido em 1999. Pena Branca nasceu em Igarapava, em 1939.

A dupla iniciou a carreira em 1958, apresentando-se em uma rádio de Uberlândia, cidade onde moraram por um bom tempo. Em 1968, como tantos, seguiram para São Paulo para tentar a vida artística.

Legítima representante da verdadeira música caipira, a dupla aos poucos foi ganhando a atenção do público e crítica, chegando a ganhar o prêmio Sharp de melhor dupla e melhor música em 1992. Sem abrir mão do seu estilo, Pena Branca e Xavantinho ganhou respeito de seus pares e gravou com grandes nomes da Música Popular Brasileira, como: Milton Nascimento, Chico Buarque, Renato Teixeira, Fagner, Almir Sater, dentre outros.

Com a morte de Xavantinho, Pena Branca seguiu carreira solo, recebendo o Grammy Latino de Melhor Disco Sertanejo com o álbum “Semente Caipira”, gravado com o grupo Viola de Nóis. Em 2008, gravou “Cantar Caipira”, seu último trabalho.

No seu velório, ocorrido hoje, os fãs e amigos cantaram Cálix Bento, um grande sucesso da dupla.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Eu conheci Calix Bento através pela linda voz do Milton, nos anos 80. Lamentável a perda deste compositor, afinal, quem você conhece que vive de música, no Brasil, e é respeitado desde 1958? Abraços e obrigada pela visita.
    Fada

    ResponderExcluir