quarta-feira, 14 de abril de 2010

Centenário de Jorge Veiga – O caricaturista do Samba.

Hoje, 14 de abril de 2010, comemora-se o centenário de Jorge Veiga, um dos maiores sambista do Brasil. O título "Caricaturista do Samba", como ficou conhecido, foi dado por Paulo Gracindo, um grande amigo e admirador.

Carioca de Engenho de Dentro, Jorge Veiga, começou sua carreira em 1934, no início, influenciado pelo estilo de Sílvio Caldas, mas, aos poucos, incorporou um estilo próprio configurado pela leveza e humor que viria a transformá-lo em um dos maiores sucessos da música popular brasileira.

O tom malandro e sincopado da sua voz ficou registrado em sucessos inesquecíveis como: “Eu Quero É Rosetar” (Haroldo Lobo e Milton de Oliveira), “Café Society” (Miguel Gustavo) e “Bigorrilho” (Paquito, Sebastião Gomes e Romeu Gentil), "Faustina" (Gadé), "Acertei no milhar" ( Wilson batista e Geraldo Pereira), "Orora analfabeta" (Gordurinha e Nascimento Gomes), “Quem sou eu” (Gordurinha), "Perdeu-se uma valise" (Daniel Lustoza e Jorge Veiga) e muitos outros.

Tornou-se, em conjunto com Moreira da Silva, um símbolo do samba de breque, gênero derivado do samba, cuja característica é a parada brusca para comentários ou versos bem-humorados relacionados ao tema da música. Também fez sucessos com samba de gafieira onde se destaca “Estatutos da Gafieira” de Billy Blanco.

O cantor nasceu em 14/4/1910 no Rio de Janeiro, RJ onde faleceu em 29/06/1979. Ouça alguns trabalhos de Jorge Veiga e veja por que ele se eternizou na história da música brasileira.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário