sábado, 24 de abril de 2010

No tom da Canção Cearense – Um livro sobre a música cearense.

Há alguns meses me encontrei com o historiador, músico e compositor Wagner Castro. Sabia que ele havia escrito um livro sobre a música do Ceará, demonstrei meu interesse pelo assunto e recebi um exemplar autografado. Por um desses lapsos imperdoáveis, esqueci o livro no taxi que me transportara para casa. O pior, o motorista não se dignou a devolvê-lo.

Passado algum tempo, consegui outro exemplar, desta vez, cedido pelo meu amigo Fernando Montenegro, que sabedor do meu interesse pelo assunto, comprou outro livro, em um restaurante frequentado pelo escritor.

Valeu a pena. O livro "No Tom da Canção Cearense: do rádio e tv, dos lares e bares na era dos festivais (1963-1979)" é uma delícia. Wagner faz uma criteriosa e desafiadora pesquisa sobre a Música Popular Cearense. A obra é fruto da tese de mestrado do historiador e veio para preencher uma lacuna sobre o assunto. Com certeza, o livro já se tornou uma referência no acervo dos amantes da história da música cearense.

Para resgatar a memória de um rico período da chamada Música Popular Cearense, marcada, principalmente, pelos festivais e programas de auditórios locais, Wagner viaja pela fase do rádio e a transição para a televisão, sempre observando as condições sociais dos músicos e os ambientes onde surgiram as criações como: bares, universidades, conservatórios e demais cenários dos acontecimentos.

O escritor também se valeu, fortemente, do recurso de entrevistas com protagonistas importantes da música cearense no período, foram dezenas delas : Fagner, Belchior, Ednardo, Aderbal Freire , Augusto Pontes, dentre outros, que deram seus depoimentos e fizeram análises pessoais de um instigante período histórico da música cearense.

Para quem gosta de música é uma excelente pedida. A obra, pela profundidade da investigação do autor, se torna uma importante fonte de consulta para pesquisadores e é também fundamental para o entendimento de como foi forjada a base do movimento musical denominado Pessoal do Ceará, que revelou grandes artistas cearenses como: Fagner, Belchior, Ednardo, dentre outros.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário