domingo, 1 de fevereiro de 2009

Ivan Gomes - Um campeão esquecido. Vídeo

A morte de Hélio Gracie, amplamente divulgada na imprensa, me remeteu a outro grande lutador brasileiro. Ivan Simão da Cunha Gomes, o Ivan Gomes, paraibano de Campina Grande, lutador dos anos sessenta e setenta e considerado uma legenda da luta livre de todos os tempos.

Ivan era invencível, seu currículo apresenta mais de duzentas lutas comprovadas. Para muitos especialistas, deveria ser reverenciado como o maior lutador de Vale-Tudo do século passado. Era respeitado por todos os grandes lutadores, desde seu mestre Hélio Gracie até Waldemar Santana. Em uma entrevista, Carlson Gracie, outro mito do Jiu-Jitsu, confessou que foi contra Ivan, sua luta mais difícil (terminou em empate).

Nos anose 70,ainda garoto, ouvia muitos comentários sobre Ivan, principalmente em Campina Grande, cidade onde nasci. Cheguei a conhecê-lo, era comum vê-lo dirigindo seu velho Jipe sem capota, pelas ruas do centro de Campina. Nas conversas de fim de tarde da Avenida Maciel Pinheiro, os campinenses falavam com muito orgulho do seu campeão, de como vencera a luta contra Waldemar Santana, como levantou um lutador de 100 quilos e o arremessou fora do ringue, da injustiça dos juízes na luta contra um Holandês no Japão...

Na década de setenta montou sua academia na rua Venancio Neiva, em Campina Grande onde repassou suas técnicas de luta chamada de “O sistema Ivan Gomes”, método praticado até hoje.

Ivan faleceu em 1990, ainda jovem, aos 50 anos, de acordo com informações colhidas na Internet, vítima de complicações renais. Mesmo com todas as conquistas, está meio esquecido - uma pesquisa feita pelo site TATAME revela que 65% dos brasileiros que hoje acompanham o Vale-Tudo não sabem sequer quem foi o lutador.

O vídeo apresenta imagens de algumas lutas de Ivan Gomes.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 comentários:

  1. Todas as honras e créditos ao nosso paraibano, mestre das artes maciais, Ivan Gomes.
    Um vida toda dedicada aos combates, sempre defendendo a bandeira e nome do sertão nordestino - este sim era um homem descente, lutava por amor.
    Não esquecendo da Dra.Cléia Cordeiro, sua ex-esposa...mulher elegante e que até os dias atuais se emociona ao falar o nome de Ivan Gomes.
    Aqui deixo meus agradecimentos e parabéns pelo espaço e para toda família deste homem. Vc's merecem ser lembrandos sempre. Muito grato pelo espaço, valeu Ivan!!!

    Cristiano Mendes - aluno Gracie Barra,João Pessoa - PB. CHINKUAN ACADEMIA - PROF. WOLNEY RAMOS, FAIXA PRETA - 3º GRAU.

    ResponderExcluir
  2. Todas as honras e créditos ao nosso paraibano, mestre das artes maciais, Ivan Gomes.
    Um vida toda dedicada aos combates, sempre defendendo a bandeira e nome do sertão nordestino - este sim era um homem descente, lutava por amor.
    Não esquecendo da Dra.Cléia Cordeiro, sua ex-esposa...mulher elegante e que até os dias atuais se emociona ao falar o nome de Ivan Gomes.
    Aqui deixo meus agradecimentos e parabéns pelo espaço e para toda família deste homem. Vc's merecem ser lembrandos sempre. Muito grato pelo espaço, valeu Ivan!!!

    Cristiano Mendes - aluno Gracie Barra,João Pessoa - PB. CHINKUAN ACADEMIA - PROF. WOLNEY RAMOS, FAIXA PRETA - 3º GRAU.

    ResponderExcluir
  3. Sim, ele foi um grande lutador, e levou o nome da Paraiba para o outro lado do mundo.
    Todos nós da familia agradecemos aqueles que continuam e acendem as nossas saudades.

    Roneide de Sousa Cunha - irmã - (PB) SP

    ResponderExcluir
  4. Ola,Ivan Gomes,foi um grande campeão,criador de um estilo propio,parabeniso tambem seus,alunos,Roberto Fialho,Marcus Firmino,grandes campeões,forte abraço a todos saudações judoistas.

    ResponderExcluir
  5. Pra mim era enesquecivel vê o clube dos trabalhadores super lotado com o povo vibrando com seus golpes de Judô e finalizaçoes...´prq no chão ninguem era melhor que ele.eram bons tempos aqueles>>>>eu concordo e lamento os lutadores de hoje nao saberem quem foi o lendário Ivan gomes

    ResponderExcluir
  6. Fui na década de 1970 amigo deste grande lutador em Brasília.
    O campeao mundial de judo, "Inoche"(um japonês de mais de 2 metros), que lutou contra o campeâo mundial de box da mais pesada categoria que terminou empatada, sendo transmitida pela TV para todo planeta. Esse lutador posteriormente se tornou Senador no Japão e tinha uma grande academia no japão de judo e luta livre e fazendo uma turne pelo Brasil, começando por São Paulo.
    Assim, Eu (Arnaldo Gomes), Ivan, Toninho (falecido) e o Duílio (era meu motorista a época) pegamos o Dodge Dart e viajamos por 10 horas de Brasília para São Paulo. Na comitiva de lutadores havia um alemão (Carl Goth) que era considerado o campeão europeu. O Ivan, depois que acabaram as lutas da noitada, subiu no ringue e desafiou todo mundo para lutar. Na semana seguinte, esta comitiva de lutadores seguiram para Maringá (Paraná) e este campeão europeu foi designado para lutar com o Ivan.
    Retornamos para Brasília e no final daquela semana Eu e Ivan viajamos pela Transbrasil até SP e pegamos um avião pequeno e seguimos para Maringá (2a. quinzena de dezembro não me lembro o ano). Essa luta seria no "Moringão". Hospedamo-nos num hotel e no dia da luta, eu e o Ivan fomos convocado por um emissário do campeão europeu (estava presente) e esta luta quem vencesse receberia um valor X, mas o Ivan teria que perder. Moral da história, eu e o Ivan, logicamente não concordamos e a luta não se concretizou e reornamos a Brasília e chegamos num dia, onde o Ivan iria lutar com Tamiarana, saímos do Aeroporto direto para o Ginásio do Marista que estava lotado e o Ivan ganhou por nocaute. O pessoal me devolveu todo o dinheiro que eu gastei com passagens e hospedagens, etc. Logo no início da semana fui procurado por um representante do Inoche, onde preparamos um contrato e o Ivan foi contratado pela Academia do Japão que o Inoche era proprietário... Fui seu amigo, mas não empresário. Um amigo (fioravante) que jogava basquete, passando pelo japão viu diversas publicidades com posters de mais de 5 metros das lutas do Ivan lá no Japão, acho que não perdeu para ninguém... Gostaria que os parentes do Ivan entrasse em contato comigo, através do meu Email: gomesarnaldo@gmail.com - O Ivan, sem dúvida foi o maior lutador da histório do Brasil e os atuais lutadores que não conheceram, deveriam homenageá-lo.....

    ResponderExcluir
  7. conserteza o grande Ivan Gomes será sempre inesquecivel,foi um grande lutador,com muitas vitórias e nenhuma derrota fez seu próprio estilo de luta e será sempre lembrado como o grande lutador de todos os tempos parabéns ao grande Ivan Gomes.

    ResponderExcluir
  8. eu era ainda menino quando participava de festa carnavalesca no clube dos caçadores, este monstro sagrado ladeado pelos amigos fazendo a festa e no final da festa ia ate o estacionamento e mostrava a sua força sobrenatural, levantava o jipe amarelo sem capota e virava de lado depois desvirava, era um espetaculo, depois iam ate um bar do bairro e concluia o resto da festança com cerveja e tira gosto a vontade, sou fã deste paraibano inesquecivel que é ivan gomes. luis carlos ex cabo do exercito brasileiro.

    ResponderExcluir
  9. Eu ouvi falar de Ivan Gomes através do Porfessor de judô e jiu jitso, Ronaldo Leão do Riogrande do Norte, Ele sempre falava com carinho deste incrível lutador.

    ResponderExcluir
  10. eu conheci pessoalmente pois morava na rodoviaria velha em campina grande e entrei muito na academia dele foi o maior lutador de luta livre de todos os tempos

    ResponderExcluir
  11. Sobre o fenomenal IVAN GOMES apenas ouvi falar, e todos sempre falam muito bem.
    Mas quero aproveitar este espaço para sugerir ao administrador desta página que se for possível publique algo sobre os grandes lutadores do passado.
    Tenho curiosidade de saber sobre o grande Tamiarana.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir