segunda-feira, 13 de julho de 2009

Bando de Tangarás: o conjunto musical de Noel Rosa - Curiosidades da MPB.


AÍ A MÚSICA TEM TAMBÉM SEUS PEQUENOS FATOS.

Em 1929, Noel Rosa, antes de se tornar o mitológico compositor brasileiro, fez parte do conjunto musical "Bando de Tangarás", como violonista e cantor.

Comento: o grupo Bandos de Tangarás foi sucessor do conjunto amador, Flor dos Tempos, criado por alunos do colégio Batista, na Tijuca, entre eles: Braguinha, Alvinho e Henrique Brito. Posteriormente, o cantor e compositor Almirante iria se incorporar ao grupo se transformando em seu líder, também não demorou muito para que um jovem e talentoso músico de Vila Isabel entrasse para o conjunto.

O nome do grupo era uma referência ao Tangará, um pássaro alegre e de canto bonito que se distingue pela animada dança pré-nupcial que executa em grupo. Foi nesta época que o apelido “João de Barro” foi adotado por Braguinha, uma alusão a um pássaro construtor.

Com tantos nomes de peso e a competência da maioria dos componentes para seguir a carreira solo, o grupo de mitos da MPB foi extinto, em 1933, após gravar dezenas de discos.

O vídeo abaixo, uma raridade, mostra uma apresentação do Bando de Tangarás cantando “Vamos Falar do Norte”. O Poeta da Vila, Noel Rosa, aparece à esquerda de chapéu de palha, tocando violão, Braguinha, sentado, não parece muito íntimo do pandeiro e no vocal, Almirante. A filmagem é de 1929, foi feita por um italiano chamado Benedetti e é considerada um das primeiras sincronizações de som e imagem feitas no Brasil. Bendito YouTube.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário