terça-feira, 28 de julho de 2009

Nelson Sargento e o português bom de samba - Curiosidades da MPB.

AÍ A MÚSICA TEM TAMBÉM SEUS PEQUENOS FATOS.

O grande compositor, Nelson Sargento, teve como um dos seus principais parceiros, um autêntico português de Lisboa, chamado Alfredo Lourenço, que, ao chegar ao Brasil, foi morar no Morro da Mangueira. Alfredo Português, como ficou conhecido o parceiro de Nelson Sargento, era um excelente letrista, gostava das rodas de samba e, em pouco tempo, foi aceito pelos sambistas da comunidade, entre eles Carlos Cachaça.

Comento: O português adotou Nelson Sargento, quando ele tinha apenas 12 anos e logo percebeu o imenso talento de jovem sambista. Com Alfredo, Nelson compôs obras antológicas, onde se destaca o samba-enredo “Cântico à Natureza” também conhecido como "Primavera” ou “As quatro estações do ano”, considerado um dos mais belos de todos os tempos.

Em uma entrevista, Nelson Sargento falou da sua relação com Alfredo Português:

... Eu tinha de 13 para 14 anos quando fui para lá (referindo-se a Mangueira). Alfredo Português não sabia fazer música, mas era um ótimo letrista. Ele juntava todo mundo em casa, aos sábados e domingos e fazia um pagode, que naquela época era o que tinha música. Samba, tango, jazz, rock, não importava, se tivesse música era pagode. Então, Alfredo Português foi levado por Carlos Cachaça para uma escola de samba que havia na época chamada Unidos de Mangueira. Eu tinha de 16 para 17 anos, e quando ele ia ao samba e eu ia junto, lógico. Na década de 40, não existia o quesito samba enredo nas escolas de samba. No concurso não valia ponto. Só valia a harmonia do samba, até que em 1948, Alfredo Português fez um samba e deu o enredo. Ele fez a letra e eu musiquei. A partir daí, o pessoal gostou e começou a fazer samba sempre com enredo, que mais tarde acabou virando quesito” declarou Nelson.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário