sexta-feira, 22 de maio de 2009

22 de maio, Dia do Abraço - Afeto faz bem à saúde.

Agora tem dia para tudo. Hoje, 22 de maio é o dia do abraço. Para comemorar a data, a Prefeitura de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, foi a mais criativa: criou a campanha motivacional "Abraçar é o bicho!". O objetivo é combater o estresse da população que, segundo a Prefeitura, anda elevado devido à crise econômica.

Entre 09 e 13 horas de hoje, os moradores de Volta Redonda vão ser surpreendidos por numerosos abraços, que virão em forma de bichos de pelúcia gigantescos. Na Rede Municipal de Ensino, os alunos farão um intervalo as 10 e as 15 horas, e por 20 minutos, distribuirão abraços a todos que estiverem na escola, após um trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores sobre a importância do gesto.

De acordo com Ângela Guidoreni, médica, coordenadoras de projetos e programas da Secretária de Saúde de Volta Redonda, a cidade conseguiu reduzir em até 40% os atendimentos nas emergências hospitalares decorrentes de doenças crônicas como depressão, pressão alta e enxaqueca, através de uma política pública interligada de saúde, esportes, lazer e educação. São programas gratuitos e permanentes de dança de salão, hidroginástica, viagem, teatro e capoeira. “A campanha - Me Dá um Abraço - faz parte desta visão de saúde coletiva”, explica Ângela.

De acordo com a médica, estudos da Universidade da Carolina do Norte (EUA) comprovam que o contato físico pode aumentar a longevidade. Sugere ainda que uma relação forte e duradoura pode proteger contra futuras doenças cardiovasculares e fazer bem para a saúde geral. Os níveis de cortisol e de norepinefrina, hormônios do estresse, são reduzidos após um abraço. Além do nível de oxitocina, um importante hormônio ligado à fidelidade, aumentar. A terapeuta Katheleen Keating, autora do livro A Terapia do Abraço, diz que a sociedade está sofrendo de solidão.

Diante de tantos benefícios, envio Um forte amplexo a todos.
Veja a matéria completa (aqui) .


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários: