segunda-feira, 6 de julho de 2009

A Triste História de Assis Valente - Curiosidades da Música Popular Brasileira.


AÍ A MÚSICA TEM TAMBÉM SEUS PEQUENOS FATOS.

Assis Valente, compositor de obras antológicas como Brasil Pandeiro, Camisa Listrada, Cai Cai Balão e Boas Festas, dentre outras, era um compositor dos mais férteis, chegava a compor uma música por dia.

Eram outros tempos e o fato de ter dezenas de obras gravadas por artistas famosos não significava, necessariamente, dinheiro em caixa. O músico, que também ganhava a vida como protético, não era dos mais organizados nas finanças pessoais e, em virtude das dívidas contraídas e instabilidade emocional - cogita-se também na dificuldade em lidar com o preconceito da época em relação ao homossexualismo - tentou o suicídio por três vezes.

Em uma ocasião, chegou a cortar os pulsos, desolado por ter uma dívida cobrada publicamente pela cantora Elvira Pagã, em outro gesto desesperado, pulou do Corcovado, sobrevivendo milagrosamente - segundo os jornais da época, a queda foi amaciada pelos galhos das muitas árvores do local. Finalmente, na terceira e fatal tentativa, em março de 1958, ingeriu formicida com guaraná em um banco de praça, interropendo uma carreira marcada por obras primas e problemas pessoais.

Comento: o baiano, Assis Valente, era um fã ardoroso de Carmem Miranda, fala-se até de uma paixão platônica pela cantora, chegou a fazer várias músicas que foram interpretadas com grande sucesso pela Pequena Notável. Também foi cantado por gente do nível de Orlando Silva, Altamiro Carrilho, Novos Baianos, Marlene, Moreira da Silva, Carlos Galhardo, Francisco Alves, Quatro Ases e um Coringa, Nara Leão, Maria Bethânia, Chico Buarque, Aracy de Almeida, Elza Soares, Isaura Garcia, Clara Nunes e tantos outros.

O compositor fez de tudo na música: desde sambas choros sincopados como Camisa Listrada, músicas juninas como Cai Cai Balão e até canções natalinas - é de sua autoria, os versos de “Boas Festas”, música obrigatória no período natalino:

“...Já faz tempo que eu pedi,mas o meu Papai Noel não vem,com certeza já morreu ou então felicidade é brinquedo que não tem...”


Antes de falecer, o atormentado artista fez um pedido ao compositor Ary Barroso; pagar duas mensalidades de aluguéis atrasados. Ironicamente, ainda deixou registrado um pedido para que o público comprasse seu novo disco "Lamento".

Como bom poeta, deixou uma última mensagem, encontrada no bolso da sua calça: "Vou parar de escrever, pois estou chorando de saudade de todos, e de tudo."

O vídeo abaixo apresenta o grupo “Novos Baianos“ em uma interpretação histórica de “Brasil Pandeiro”. A música foi oferecida em primeira mão por Assis Valente à sua musa Carmem Miranda que, inexplicavelmente, não gostou e se recusou a gravar, causando mais um grande abalo emocional na já conturbada vida do compositor.




Fontes:
Dicionário Cravo Albin,
Wikipédia

http://www.geocities.com/locbelvedere/Biografia/BiografiaAssisValente.htm

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Desde menino, ouvia no rádio a música "Camisa Listrada" e a considerava intrigante, mas gosto dela até hoje. Um dos versos que me intrigava era "... Em vez de tomar chá com torrada ele bebeu parati ...". Hoje sei que "parati" é uma cachaça produzida na cidade de mesmo nome no estado do Rio de Janeiro; e que no texto esse verso revela àquela altura, o autor em seu auto abandono preferindo morrer pelo castigo da droga do que subsistir pelo reanimo do saboroso líquido ativante brasileiro.

    ResponderExcluir