segunda-feira, 26 de outubro de 2009

De onde surgiu a Rolley-Flex de Desafinado? Curiosidades da Música Popular Brasileira.

AÍ A MÚSICA TEM TAMBÉM SEUS PEQUENOS FATOS.

A famosa frase “...Fotografei você na minha Rolley-Flex, revelou-se a sua enorme ingratidão” foi inspirada em um fato real, acontecido na vida doméstica de Newton Mendonça, parceiro de Tom Jobim, na música “Desafinado”.

Newton era músico da noite e, cansado da longa jornada noturna, perdeu a paciência com o choro insistente do filho Renato, aplicando-lhe uma palmada. Cirene, esposa de Newton, não gostou e reprovou a atitude do músico.

O casal ficou uma semana brigado, Newton adorava cinema e fotografia e havia comprado um máquina fotográfica Rolley-Flex 6 x 6, flagrou a esposa, em um momento maternal, com o filho no colo, dando-lhe uma mamadeira. A foto ficou com boa qualidade artística e foi usada, pelo pianista, como ferramenta eficaz para reconciliação, nascia ali a inspiração para o famoso verso .


Comento: Tom Jobim, a Princípio, não gostou da frase, argumentando: “ninguém vai entender isso, Newton; O povo não sabe o que é isto...”, cedendo após muita insistência do parceiro, um velho amigo de infância.

Se Newton Mendonça é responsável por eternizar a máquina fotográfica em uma das mais famosas músicas da MPB, é fato também que Tom Jobim é o autor do verso: “... Isso é Bossa Nova, isso é muito natural...”, mas, aí, já é outra história.

Baseado no livro: ”Caminhos Cruzados – A vida e a música de Newton Mendonça”. Uma cuidadosa biografia do músico parceiro de Tom Jobim, escrita por Marcelo Câmara.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário