terça-feira, 18 de agosto de 2009

Abertas as inscrições para a 3.ª edição do Prêmio ODM Brasil

Estão abertas até o dia 2/10 as inscrições para a 3ª Edição do Prêmio ODM Brasil. Promovido pelo governo federal e coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, o prêmio foi criado para incentivar ações, programas e projetos desenvolvidos por prefeituras, empresas e organizações da sociedade que contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

A exemplo das demais edições, as práticas inscritas serão avaliadas e selecionadas por técnicos e especialistas. Ao final do processo, as melhores iniciativas serão escolhidas e premiadas por um júri especial. As inscrições podem ser feitas aqui e pelos correios, aos cuidados da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, em Brasília, Distrito Federal, no endereço: SAIS – Área 02 – A CEP: 70610-900. O regimento interno do Prêmio ODM, com calendário e relação de documentos pode ser obtido no site.

O Prêmio foi lançado em 2004 e já foram realizadas duas edições: em 2005 com 920 projetos inscritos e 27 premiados; e em 2008, quando foram 1062 projetos inscritos e 20 premiados. O Prêmio ODM Brasil tem coordenação técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA e da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP e parceria do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Petrobrás.

O que são os ODM?

Os objetivos do milênio foram definidos durante reunião da Cúpula do Milênio, realizada em Nova Iorque em 2000, quando líderes de 189 nações oficializaram um pacto para tornar o mundo mais solidário e mais justo até 2015.

O sucesso deste compromisso será possível pela adoção de oito iniciativas, conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio:

1. Acabar com a extrema pobreza e a fome;
2. Educação básica de qualidade para todos.
3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
4. Reduzir a mortalidade infantil;
5. Melhorar a saúde das gestantes;
6. Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças;
7. Garantir a sustentabilidade ambiental;

8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

Para divulgar a 3ª Edição do Prêmio ODM Brasil estão acontecendo, até o mês de setembro, nos 27 estados e Distrito Federal, seminários regionais que têm ainda o objetivo de sensibilizar prefeituras, empresas e organizações sociais a implementarem ações que contribuam para o alcance dos oito Objetivos do Desenvolvimento do Milênio.

No ceará, o Prêmio será lançado durante um seminário no dia 27 de agosto, às 9 horas, em Fortaleza, no Auditório Valdir Diogo, na Federação das Indústrias do Ceará (Fiec). Durante o seminário de lançamento, acontecerão oficinas sobre o Prêmio ODM, municipalização, mobilização e será formado o núcleo estadual de disseminação dos objetivos do milênio. Ainda no seminário, serão apresentados os números que devem ser alcançados em cada uma das áreas contempladas no ODM e os números atuais para os desafios a serem alcançados pelo Estado e municípios.

Uma das ações de destaque, no Ceará, no Prêmio ODM do ano passado foi a experiência do Banco Palmas.

Para maiores informações acesse: www.odmbrasil.org.br


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário