quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Prêmio Nacional da Gestão Pública (PQGF) - As dez melhores organizações públicas brasileiras no ciclo 2008/2009.



As dez melhores organizações públicas brasileiras no período 2008/2009, participantes do Prêmio Nacional da Gestão Pública (PQGF), foram anunciadas nesta quarta-feira, na sede do Ministério do Planejamento.

A objetivo da premiação é incentivar o aprimoramento das práticas de gestão pública e promover a modernização do Estado brasileiro.

O resultado do Ciclo 2008/2009 do PQGF foi apresentado na reunião do Conselho do Prêmio, que contou com a presença do secretário de Gestão, Marcelo Viana, do presidente do Conselho, Jorge Gerdau Johannpeter, e demais conselheiros. Também participaram do evento o diretor do Departamento de Programas de Gestão, Bruno Palvarini e o gerente do PQGF, César Pereira Viana.

Para Marcelo Viana, a premiação do Ministério do Planejamento ajuda a dar visibilidade a experiências inovadoras. "Isso é importante, porque esse reconhecimento do trabalho serve de referência para outros órgãos e entidades da administração, com o mesmo objetivo de produzir os resultados esperados e resolver os problemas concretos da população", destacou.

Na opinião de Jorge Gerdau, as entidades que participam dessa avaliação ganham condições para desenvolver o que há de melhor em tecnologias de gestão. "São padrões desenvolvidos mundialmente e é importante disseminar esse conhecimento", disse.

Gerdau afirmou ainda que o governo é um prestador de serviços, principalmente em áreas como segurança, saúde, educação, e lembrou que são as boas práticas de gestão que fazem a diferença para que a sociedade possa ser mais bem atendida.


Os premiados

Categoria Ouro - Eletronorte - Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A/Regional de Transmissão do Mato Grosso;

Categoria Prata - Eletronorte - Regional de Transmissão do Maranhão/Superintendência de Engenharia de Operação e Manutenção da Transmissão/Superintendência de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e Exército Brasileiro - Colégio Militar de Fortaleza/Laboratório Químico Farmacêutico do Exército;

Categoria Bronze - Cagece - Companhia de Água e Esgoto do Ceará, CBMERJ - Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro/3ª Policlínica Niterói, Eletronorte - Regional de Produção e Comercialização de Rondônia e FioCruz - Fundação Oswaldo Cruz.

O Prêmio

Criado em março de 1998, o PQGF tornou-se uma das ações estratégicas do GesPública, instituído pelo presidente Lula em 2005, com o objetivo de promover a articulação, o fomento, a mobilização e o apoio à melhoria da gestão pública.

Aberto à participação de todas as instituições públicas brasileiras, o PQGF reconhece e premia a entidade que comprove atuação de qualidade, mediante avaliação feita por uma banca examinadora.

A cada ciclo, bancas examinadoras e juízes desenvolvem um trabalho voluntário de análise da atuação das organizações com a duração de 15 mil horas. Neste ciclo mais de 1,6 mil pessoas foram treinadas para trabalhar no processo de premiação. Esse trabalho recebeu o apoio de 27 organizações parceiras em 17 estados.

A banca examinadora avalia as candidatas com base no modelo de Excelência em Gestão Pública, alinhado com os modelos de gestão utilizado pelos setores público e privado em mais de 120 países. São os mesmos critérios que servem de parâmetro para prêmios como o Prêmio Nacional de Qualidade (Brasil), o Prêmio Europeu de Qualidade, o Prêmio Ibero-Americano de Qualidade e o Prêmio Malcoln Baldrige National Quality Award, dos Estados Unidos.


As organizações que tiveram o reconhecimento em 2009 fazem parte de um grupo de 35 instituições da Administração Direta e Indireta e cinco da categoria especial saúde que chegaram à fase final da premiação. O total de organizações inscritas para o atual ciclo foi de 57. Este ano nenhum dos participantes alcançou a pontuação necessária para obter o troféu PQGF, que é a instância máxima de premiação.

Os melhores em gestão pública são escolhidos pelo Conselho do Prêmio, presidido por Jorge Gerdau Johannpeter e constituído pelos seguintes representantes da sociedade civil: Luiza Helena Inácio Trajano Rodrigues, Cristina Ferreira Serra, Luiz Ernesto Gemignani e Silvio Vaz de Almeida.

As atividades do Conselho do Prêmio não são remuneradas, sendo consideradas prestação de serviço público relevante.

Fonte: ASCOM/MP
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário