domingo, 16 de agosto de 2009

Analistas de Economia – O que dizer quando o mundo real aparece.

Um fenômeno recorrente, ultimamente, é a mania de alguns jornalistas de economia se travestirem de profetas. Como a economia é uma ciência social e não objeto para futurólogos, nossos analistas se enrolam todos com a ficção das suas previsões e ficam em situação difícil, quando o mundo real aparece.

A jornalista Miriam Leitão, por exemplo, fez o maior escarcéu quando o presidente do Banco do Brasil foi substituído, em abril de 2009, por resistir em baixar o spread. Na ocasião ela bradou:

...O governo perdeu o melhor momento. Ele poderia ter usado os bancos públicos para derrubar o spread, mas no período de aumento da oferta do crédito no Brasil, quando a economia não estava em crise.

Agora, na melhor das hipóteses, pode derrubar a rentabilidade do Banco do Brasil, o que vai reduzir a arrecadação do próprio governo e dos acionistas privados. Esse é um problema, o Banco do Brasil é uma empresa de economia mista, uma empresa com capital aberto. Então, a decisão do controlador reduz o ganho do pequeno acionista. O spread alto trava a economia brasileira e é um problema mesmo, mas reduzi-lo é tecnicamente mais complexo do que parece...”

Os fatos: a previsão tenebrosa da jornalista até agora não aconteceu, a ação ON do BB (BBAS3), desde a análise precipitada da analista de economia da Globo, após uma queda nos primeiros dias, foi uma das que mais se valorizaram na Bolsa. Recentemente, o banco recuperou o primeiro lugar em ativos, superando o Itaú e o cenário sombrio que foi criado, parece não dá sinais de que vai acontecer. Ganhou, até o momento, quem achou exageradas as previsões neoliberais da economista e investiu em ações do BB.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário