domingo, 30 de agosto de 2009

O Maçon Luiz Gonzaga e a Acácia Amarela. – Curiosidades da MPB.



Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, foi membro da Maçonaria. O cantor foi iniciado em 1971, chegando ao grau de Mestre Maçon.

Em 1981, para homenagear a instituição da qual foi membro por anos, o pernambucano de Exu compôs em parceria com o também Maçon, Orlando Silveira, a música “Acácia Amarela”.


De acordo com o José Castellani em seu livro "Dicionário Etimológico Maçônico". No Egito, as acácias eram árvores sagradas e tinham o nome hieroglífico de shen; na Fraternidade Rosa-Cruz, ensina-se que a acácia foi a madeira usada na confecção da cruz em que Jesus foi executado; segundo o Tabernáculo hebraico, eram feitos de madeira de acácia: A Arca da Aliança (Êxodos, 25 - 10), a mesa dos pães propiciais (Êxodo, 25 - 23) e o altar dos holocaustos (Êxodo, 27 - 1). Na maçonaria, além de ser o símbolo da Grande Iniciação, representa, também, a pureza e a imortalidade, além de ser o símbolo da ressurreição, por influência da tradição mística dos árabes e dos hebreus.


Comento; Além do Rei do Baião, a Maçonaria, uma instituição milenar que se define como filosófica, filantrópica, educativa e progressista, contou com vários cantores e compositores famosos como irmãos maçons, dentre eles: Pixinguinha, a dupla Alvarenga e Ranchinho(Homero de Souza Campos), Tonico da dupla Tonico e Tinoco, o recentemente falecido Bob Nelson, Jorge Veiga, Lamartine Babo, Luis Vieira, Hervê Cordovil, Carequinha, Vicente Celestino, os Maestros Carlos Gomes, Guerra Peixe e Eleazar de Carvalho e o violonista Raphael Rabello, dentre outros.

Zé Rodrix, outro Maçon famoso, talvez tenha sido o mais dedicado e estudioso sobre o tema, chegou a escrever pelo menos três livros sobre assuntos da maçonaria.



Fontes; http://www.orientedesantos.com.br
http://www.lojasaopaulo43.com.br
www.fraternidaderionovense.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 comentários:

  1. "O VERDADEIRO SEGREDO DA MAÇONARIA É O SUICÍDIO DA MAÇONARIA COMO UMA ORGANIZAÇÃO, E O SUICIDÍO FÍSICO DE CADA MAÇOM IMPORTANTE"

    Agharta...

    É o tempo marcado do Olho. Saiba também que os adversários, os negadores, foram permitidos pelos homens. Eles agora são a principal facção do mal. Tudo aquilo que para eles for precioso será morto. Obtende vós conhecimento. Olhai atentamente para o pássaro Fênix. O Olho novamente retorna. O Olho propõe um enigma para todos vós. O Olho irá reprimir enquanto o planador irá reunir. É um mistério oculto.
    ************************


    FREIMAURER/MAÇOM

    Sie leben mitten unter uns

    Eles vivem entre nós

    doch erkennen kann man sie nicht.

    Embora não se possa reconhecê-los

    Sie haben geheime Zeichen

    Eles possuem sinais secretos

    und scheuen sehr das Licht.

    E evitam muito a luz.

    Sie besetzen hohe Positionen

    Eles possuem altas posições

    und das in jedem Staat der Welt.

    Em todos os paises do mundo.

    Das Mittel ihrer großer Macht

    Os meios de seu grande poder

    ist die Abhängigkeit von Geld.

    É a dependência no dinheiro

    In einem Buch steht es beschrieben:

    Em um livro está escrito

    Geheime Riten und die Zeichen...

    Rituais secretos e simbolos...

    Sie sind zu allem fähig und gehen über
    Leichen.

    Eles são capazes de qualquer coisa e caminham
    sobre cadáveres

    Sie wollen nicht, dass man sie erkennt und was sie wirklich sind.

    Eles não querem que reconheçam o que eles realmente são.

    Bis auf der Stirn die Sonne brennt,

    E o Sol queima até a testa,

    doch die Menschheit, die ist blind...

    Mas a humanidade é cega...

    Doch ist es wieder Sonnenwende,

    Mas é tempo do Sol retornar novamente,

    die Zeit kommt unbeirrt...

    e rapidamente está chegando o tempo de
    despertar...

    Ihr Schläfer von Agarthi,

    de seu sono de Agartha,

    bald seit ihr wieder da

    logo virá para

    zerstört das Dreiecksauge,

    DESTRUIR O TRIANGULO E O SEU OLHO,

    vernichtet Schamballah!

    e DESTRUIR SHAMBALLAH!!!

    Sie fragen dich nach der Stunde, für wann sie feststeht. Sag: Das Wissen darüber ist nur bei meinem Herrn JSHWSH. Nur Er wird sie zu ihrer Zeit erscheinen lassen. Schwer lastet sie in den Himmeln und auf der Erde. Sie wird nur plötzlich über euch kommen. Sie fragen dich, als ob du gut unterrichtet über sie seiest. Sag: Das Wissen darüber ist nur bei Herrn JSHWSH. Aber die meisten Menschen wissen nicht.

    Wie viele Städte haben Wir vernichtet! Da kam Unsere Gewalt über sie bei Nacht, oder während sie zu Mittag ruhten. So war ihr Ausruf, als Unsere Gewalt über sie kam, nur, daß sie sagten: "Wir haben gewiß Unrecht getan."

    ResponderExcluir
  2. Quem fala mal de maçonaria não conhece sobre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Admito, de maçonaria não conheço, mas, de suas práticas nocivas à sociedade(Tráfico de influência, acobertamento de maus feitos de seus membros, etc) qualquer um pode falar, pois são públicas e notórias...A MAÇONARIA PREGA ATITUDES VIRTUOSAS, MAS NÃO AS PRATICA...

      Excluir
    2. Admito, de maçonaria não conheço, mas, de suas práticas nocivas à sociedade(Tráfico de influência, acobertamento de maus feitos de seus membros, etc) qualquer um pode falar, pois são públicas e notórias...A MAÇONARIA PREGA ATITUDES VIRTUOSAS, MAS NÃO AS PRATICA...

      Excluir
  3. MAÇONARIA, é sinônimo de TRÁFICO DE INFLUÊNCIA!!!Impõe seus interesses, em detrimento aos direitos e interesses de outras pessoas, com suas ligações nocivas à sociedade...MALDITOS !!

    ResponderExcluir
  4. MAÇONARIA, é sinônimo de TRÁFICO DE INFLUÊNCIA,impõe seus interesses em detrimento dos direitos e interesses das demais pessoas, através de sua rede deletéria...MALDITOS SEJAM!!Por trás das maiores falcatruas financeiras (NACIONAIS E INTERNACIONAIS)têm sempre maçons, e ninguém é preso.Ignoram solenemente a ética, bons costumes, moral, enfim tudo que pregam, quando lhes convêm.Faz vista grossa aos maus-feitos de seus membros, mas vivem a pregar virtudes a outras pessoas...HOMENS DE BONS COSTUMES...TÁ BOM...!!!

    ResponderExcluir
  5. GERANDO IRMÃOS ESPIRITUAIS EM CRISTO
    (MC.13.5) – Então Jesus passou a dizer-lhes: (SL.73.1) – Com efeito, Deus é bom para com Israel, para com os de coração limpo: (LC.2.26) – Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte, antes de ver o Cristo do Senhor: (GN.15.6) – Ele creu no Senhor, e isso lhe foi imputado para justiça; (JT.8.18) – porque nós não seguimos os pecados de nossos pais, que deixaram o Senhor seu Deus e adoraram os deuses estranhos: (EZ.7.20) - De tais preciosas joias fizeram seu objeto de soberba e fabricaram suas abomináveis imagens e seus ídolos detestáveis: (JR.5.31) – Os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam de mãos dadas com eles: - (EZ.39.22) – Desse dia em diante, os da casa de Israel saberão que eu sou o Senhor, seu Deus: (EZ.13.23)- Por isso, já não tereis visões falsas, nem jamais fareis adivinhações; livrarei o meu povo das vossas mãos, e sabereis que eu sou o Senhor: (EZ.33.33) – Mas, quando vier isto, e ai vem, então saberão que houve no meio deles um Profeta:
    (EZ.4.15) – Então Ele me disse: (BC.4.4) – Ditosos somos, ó Israel, Porque as cousas que agradam à Deus, nos são manifestas: ((GN.20.13) Este favor me farás: Em todo lugar em que entrarmos, dirás à meu respeito: Ele é meu Irmão: (MC.4.2) – Assim lhes ensinava muitas cousas por parábolas, no decorrer do seu doutrinamento; como esta:
    (PV.21.1) – COMO RIBEIROS DE AGUAS, ASSIM É O CORAÇÃO DO REI NA MÃO DO SENHOR;ESTE, SEGUNDO O SEU QUERER, O INCLINA: (AR.80.8)
    Interpretação da parábola acima, composta por 80 letras e 8 sinais:
    NESSA AÇÃO, O CRISTO GANHOU UM IRMÃO, E CRIOU SERES; SENDO E AGINDO COMO ESSE, QUE É DO ARNALDO RIBEIRO: (IL.80.8)
    (SL.94.16) – Quem se levantará a meu favor, contra os perversos? Quem estará comigo contra os que praticam a iniqüidade? (DT.32.37)- Onde estão os seus deuses? E a rocha em quem confiavam? (DN.12.2) – Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna e outros para vergonha e horror eterno:(AP.21.8) Quanto,porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idolatras, e a todos os mentirosos; a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber: A SEGUNDA MORTE...

    ResponderExcluir
  6. É o chamado "falso moralismo" por parte daqueles que criticam a maçonaria. Assim como em qualquer tipo de sociedade, rotary, lions ou até mesmo a igreja (de qualquer credo), existem os bons e os ruins. Perfeito, só Deus. Por parte dos ignorantes ou que cruzam os braços, é muito mais fácil e cômodo criticar QUEM FAZ algo para o bem de um povo, de uma sociedade, do que PARTICIPAR,ou, pelo menos agradecer e reconhecer.

    ResponderExcluir
  7. Bando de burros, não sabem nem o que estão falando.

    ResponderExcluir
  8. O SÉTIMO DIA
    (DN.4.2) Pareceu-me bem fazer conhecidos os sinais e maravilhas que Deus, o Altíssimo, tem feito para comigo,; (EF.2.7) para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça em bondade para conosco em Cristo Jesus; (1CO.15.45) pois assim está escrito:
    (GN.2.3) – E ABENÇOOU DEUS O DIA SÉTIMO, E O SANTIFICOU; PORQUE NELE DESCANSOU DE TODA A OBRA QUE, COMO CRIADOR, FIZERA: (AR.85.6)
    E o que o Senhor quer dizer com as 85 letras e 6 sinais acima é isto:
    SOU O ESPÍRITO QUE DESCEU DO CÉU, CRIANDO A SUA FÉ; E FAÇO SANTO O QUE É BATIZADO COM NOME DE ARNALDO RIBEIRO: (IL.85.6)
    (Lc.12.50 – Tenho, porém, um batismo com o qual hei de ser batizado; e quanto me angustio até que o mesmo se realize; (IS.21.16) porque assim me disse o Senhor: (1RS.18.31) Israel será o teu nome, (LS..9.6) porque ainda que algum seja consumado entre os filhos dos homens, se estiver ausente dele a tua sabedoria, será reputado como nada.(LC.4.21) Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (LC.6.5) O Filho do Homem é Senhor do sábado:
    E agora José? Ou melhor, Chico?...

    ResponderExcluir
  9. Viximaria
    Quanta ignorância
    "Vai ler, meu nobre" ARENA, Francesco.

    ResponderExcluir