domingo, 2 de agosto de 2009

Newton Mendonça, o parceiro menos conhecido de Tom Jobim - Samba de Uma Nota Só.

AÍ A MÚSICA TEM TAMBÉM SEUS PEQUENOS FATOS.

A música "Samba de uma nota só" foi composta por Newton Mendonça em 1954 e só foi concluída, em parceria com Tom Jobim, em 1959. Na verdade, Tom relutou, por um bom tempo, em completar o que ele chamava de “sambinha”, só terminando a música após muita insistência de Newton Mendonça.

"Samba de uma nota só" é reconhecida como a segunda música brasileira mais gravada no mundo, depois de Garota de Ipanema e é considerado, no livro Caminhos Cruzados: a Vida e a Música de Newton Mendonça, “o caso mais perfeito de ajustamento entre letra e música”.

Comento: Newton Ferreira de Mendonça tornou-se amigo de Jobim aos 15 anos, era ótimo pianista, compositor, violinista e gaitista. Foi parceiro de Tom Jobim em várias músicas inesquecíveis, dentre elas: Desafinado e Samba de uma Nota Só, duas das maiores referências da Bossa Nova. A parceria gerou, ainda, clássicos como: Meditação, Caminhos Cruzados, Só Saudade e Discussão. Também digno de menção é o primeiro sucesso da dupla, composto em 1956, e gravado por Sylvia Teles em 1957, trata-se de “ Foi a noite”, considerada, por muitos, o marco inicial do movimento da Bossa Nova.

Newton Mendonça faleceu jovem, em 1960, aos 33 anos, vítima de um infarto, lamentavelmente, não teve tempo de desfrutar do grande sucesso, nacional e internacional, que suas músicas fariam por décadas.

Talvez em decorrência da morte prematura ou do seu temperamento, seu nome não seja muito reverenciado no meio musical. Com o objetivo de reparar esta injustiça, em 2001, os escritores Marcelo Câmara , Jorge Melo e Rogério Guimarães lançaram o livro Caminhos Cruzados: a Vida e a Música de Newton Mendonça, a mais completa obra sobre a vida do compositor.

O primeiro vídeo apresenta uma entrevista de Tom Jobim ao programa Roda Viva, onde o maestro fala sobre seu relacionamento com Newton Mendonça. no segundo vídeo, Tom Jobim canta "Samba de Uma Nota Só" acompanhado por Toquinho.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário