quinta-feira, 7 de maio de 2009

Enchentes no nordeste - Por que não existe comoção?


“... Senhor, eu pedi para o sol se esconder um tiquinho
Pedir pra chover, mas chover de mansinho
Pra ver se nascia uma planta no chão...”
Trecho da música Súplica Cearense de Gordurinha e Nelinho

A indiferença da população, quanto a situação das vítimas das fortes chuvas que atingem vários municípios do norte-nordeste é digna de uma tese sociológica. Ao contrário do que aconteceu na tragédia de Santa Catarina, onde os brasileiros deram uma verdadeira aula de solidariedade, desta vez, poucas ações de apoio são percebidas.

A apatia é inadmissível e chega a ser revoltante, a tragédia não encontra eco, principalmente na região sul e sudeste, que adormecida, parece não perceber que milhares de pessoas, muitas ainda crianças, estão desabrigadas, passando frio e sujeitas a doenças de veiculação hídrica.

Fica uma reflexão - por que não existe comoção no momento? Será que o sofrimento dos nossos irmãos do nordeste é menor do que o dos catarinenses?

Definitivamente, não dá para entender. Está na hora de mostrarmos toda a força da nossa solidariedade. Acorda Brasil! Vamos ajudar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. É vergonhoso, mas temos problemas todos os anos, seja pela chuva, seja pela seca, mas no norte-nordeste parece que todos tratam como fato comum, não digno de atenção. Façamo-nos sermos ouvidos. Parabéns, Ricardo, pelo ótimo alerta.

    ResponderExcluir
  2. dr zem,

    como é que é? deu a dica pr'o povo de hoje ou a editoria do jornal madrugou no seu blog? a súplica cearense do inesquecível gordurinha tá na primeira página daquele matutino. bem na mosca!

    parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Estava justamente pensando a mesma coisa.
    N entendo n esta ocorrendo uma mobilizaçao, como a q teve qdo ouve a tragedia de santa catarina, sendoi q esta de agora esta atingindo ate mais municipios do q a anterior. Ate nos jornais se fala relativamente pouco sobre o assunto, q qdo ocorreu a de sc n se falava em outra coisa..
    Att

    ResponderExcluir
  4. Possivelmente, a imprensa não tem interesse em mostrar as enchentes nos NE como tragédia, mas sim como uma inversão da caracterização climática da região. Minha indignação é tanta que chego a pensar que, para alguns, o sofrimento de gente loira de olhos azuis é maior do que o de gente baixinha de cabeça chata.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. É bom lembrar que toda esta tragédia já estava prevista, no entanto, não foi tomada nenhuma providência, devido aos interesses políticos.

    ResponderExcluir