sexta-feira, 17 de abril de 2009

As “Técnicas de Interrogatório” do governo Bush – Tortura nunca mais também nos EUA.

O governo Obama divulgou, nesta quinta-feira, as técnicas de torturas utilizadas pelo Governo George W. Bush para obter confissões de presos acusados de terrorismo.

As “técnicas de confissão”, como eles chamavam, estavam previstas em quatro documentos elaborados por um advogado do alto escalão do Departamento de Justiça americano e serviram de base jurídica para que o Governo Bush e órgãos de inteligência fizessem uso de tais técnicas para obtenção de confissões.

De acordo com o Site da CNN, várias “técnicas” foram autorizadas, dentre elas; utilizar "insetos colocados numa caixa de confinamento para induzir terror aos prisioneiros". Em um dos memorandos o Departamento de Justiça autoriza interrogatórios que combinassem "simulação de afogamento com posições desconfortáveis, insultos e golpes abdominais", outro documento fornece uma lista de técnicas autorizadas, entre elas, bater na face, obrigar o prisioneiro a longos períodos em posições desconfortáveis e dolorosas, e privação do sono. Os prisioneiros também recebiam surras com um cassetete de plástico.

O presidente Obama prometeu trabalhar para ter certeza de que as ações descritas nos relatórios "jamais se repitam". “Algumas das técnicas descritas nesses relatórios chocam de verdade e marcam um capítulo perturbador na história do nosso país. Esperamos que estas práticas tenham sido abolidas para sempre”, concluiu o novo presidente americano.

Comento: A revelação, embora chocante, já era de conhecimento do mundo, os acintes aos princípios básicos da dignidade humana, ocorridos, principalmente, na prisão de Guantánamo, eram defendidos abertamente pelo Governo fundamentalista de Bush. O interessante, é que o termo tortura foi evitado na matéria, tomara que agora, nenhum jornal de grande circulação dos Estados Unidos ou do Brasil, venha relativizar e chamar as “técnicas de torturas americanas” de “técnicas brandas de interrogatórios, necessárias para proteção do país”.

Ponto para Obama que, até agora, vem se destacando como um grande líder.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário