segunda-feira, 6 de abril de 2009

Gabriel Garcia Marques - Não faço outra coisa senão escrever.

O escritor Gabriel Garcia Marques, 81 anos, prêmio Nobel de Literatura em 1982, negou ter abandonado a literatura ou que esteja pensando em fazê-lo, como disseram o britânico Gerald Martin, biógrafo de García Márquez e Carmen Balcells, que há anos cuida da obra do Nobel. "Acho que García Márquez não voltará a escrever nunca mais", disse Balcells em entrevista ao jornal chileno "La Tercera", na qual assegurou que o escritor representava 36,2 % do faturamento de sua agência literária. "Eu também acho que (García Márquez) não escreverá mais livros, mas isso não me parece lamentável. Como escritor, foi seu destino ter uma trajetória literária totalmente coerente", declarou, por sua vez, Martin.

O escritor colombiano em declaração ao jornal El Tiempo publicadas neste domingo, 5 de abril, garantiu que a única coisa que faz é escrever. "Não só isso não é verdade, como a única coisa certa é que não faço outra coisa senão escrever", disse em conversa por telefone, de seu apartamento na Cidade do México.

Gabriel García Márquez é um dos autores vivos mais respeitados na literatura mundial, escreveu entre outras obras, Cem anos de solidão e O amor nos tempos do cólera.

Não é a primeira vez que notícias falsas da aposentadoria do grande escritor são divulgadas. Há alguns anos circulou na internet, com grande repercussão, poema apócrifo atribuído a Garcia Marques, intitulado La Marioneta ou "A despedida de Gabriel García Marquez", prontamente negado pelo escritor. O texto rodou o mundo e está publicado até no You Tube.

Tomara que o escritor continue negando sua aposentadoria e ainda nos brinde com suas obras por muitos anos. O seu último livro foi "Memória de Minhas Putas Tristes", lançado em 2004, uma deliciosa e curta novela, onde Gabriel narra a história de um velho jornalista que decide comemorar seus noventa anos com uma noite de amor com uma jovem virgem, deste ponto em diante a trama se transforma em uma verdadeira exaltação à vida e ao amor.

Veja a entrevista completa ao Jornal El Tiempo (aqui)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Adorei ler esta reportagem,pois recebi um email de uma carta de despedida de nosso grande Gabo.Ele não sabe ,mas falo pra todos que se pudesse me casaria com ele,só para me beneficiar de sua pureza,sabedoria , sensibilidade e a maneira intensa com que escreve sobre nós latinos americanos.Sinto saudade de seus livros (tenho todos)e sinto saudades dele muito embora nunca tenha tido a oportunidade de conhece-lo pessoalmente,mas é como se sempre o tivesse conhecido intimamente.Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Graças a Deus Gabo está bem!!!!!E tomara continue escrevendo pra sempre!!Tenho todos os seus livros e já sinto saudade de seus escritos.Gostaria de ter tido a sorte de ser sua companheira,para poder beber na fonte de vida e amor que ele tranborda.Gabriel um beijo desta sua fã pra sempre,até na eternidade ,pois vc ficará conosco,vc nunca morrerá e eu sintirei cem mil anos de solidão sem vc neste planeta.Um beijo carinhoso Maria

    ResponderExcluir