domingo, 5 de abril de 2009

Chernobyl - 24 anos depois - vídeo.

A tragédia nuclear de Chernobyl ,na Ucrânia, país, a época, pertencente a extinta União Soviética, completa no próximo dia 26 de abril, 24 anos.Neste dia, o reator número quatro da antiga central nuclear de Chernobyl, explodiu, provocando o maior desastre do gênero no mundo. A explosão provocou uma nuvem radioativa de grande intensidade que contaminou grande parte da Europa.

A partir do acidente, deu-se início a uma série de descasos das autoridades em relação a população atingida, os 50 mil habitantes de Pripiat, cidade situada à apenas 3 km do centro do acidente, por exemplo, só foram informados da dimensão da tragédia no dia seguinte, quando começou o processo de evacuação.Mikhail Gorbachev, o mandatário da União Soviética no período do acidente, foi informado no mesmo dia, mas as autoridades soviéticas só reconheceram a tragédia dois dias depois.

Um relatório, de 2006, divulgado pela OMS - Organização Mundial de Saúde, apresenta uma análise aprofundada das conseqüências do acidente. O documento explica, em quase 200 páginas, por que as conseqüências do vazamento de material radioativo estão longe do fim.

Três países permanecem com áreas contaminadas pelo acidente: Bielo-Rússia, Ucrânia e Rússia. Nesses locais, segundo a OMS, cerca de 5 mil casos de câncer de tireóide foram diagnosticados em pessoas que eram crianças ou adolescentes na década de 1980. O estudo aponta também que um total de 9 mil pessoas que trabalharam nas operações de rescaldo do vazamento morreram, vítimas de câncer desde o acidente.

Uma revelação importante feita pela OMS está relacionada com outra conseqüência do vazamento, mais de 340 mil pessoas tiveram que deixar suas casas e não puderam mais voltar para seus locais de origem, elas, até hoje, permanecem rotuladas como “expostas”.

Os números de vítimas não são precisos, um relatório da ONU de 2005 estima em 4.000, não batem, portanto, com os números apresentados por várias ONGs, a exemplo do Greenpeace que calcula o número de mortos potenciais decorrente do acidente algo em torno de 93 mil.

O vídeo abaixo apresenta um documentário completo sobre a tragédia, são dez episódios de pura história, vale a pena acompanhar.O programa apresenta as causas e consequências do acidente. Não são cenas agradáveis de se ver, mas devem ser mostradas para denunciar até onde vai a irresponsabilidade humana.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário