quinta-feira, 9 de abril de 2009

Gordurinha - Um baiano arretado. vídeo

O compositor e cantor, waldeck Artur de Macedo, o Gordurinha, como era conhecido, além de autor de clássicos inesquecíveis como, Chiclete com Banana (... Só ponho bebop no meu samba quando o Tio Sam tocar no tamborim...), Orora Analfabeta, Vendedor de Caranguejo, Súplica Cearense e tantos outros, tem uma biografia repleta de casos curiosos e desconhecidos para a maioria do público.

Gordurinha, um baiano arretado, foi e é cantado por muita gente boa como: Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Elba Ramalho, Jorge Veiga, Gilberto Gil, Fagner... Lamentavelmente, seu nome não é muito divulgado na mídia como seus contemporâneos, Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga.

Identifico-me muito com a obra e o humor irônico de Gordurinha, a música ,“Súplica Cearense”, é um verdadeiro hino para os cearenses. “Quem Sou Eu”, um sucesso na voz do grande Jorge Veiga, é uma crítica bastante atual às desigualdades sociais no nosso país e o costume dos brasileiros de serem complacentes com os corruptos de colarinho branco (... Quem sou eu, pra dar desfalque na repartição, e ser considerado um grande cidadão que trabalha em prol do Brasil como ninguém...), esta música era cantada, costumeiramente, por meu pai nas serestas de sexta-feira, na minha casa, em João Pessoa. A impagável, Orora Analfabeta, (... Vi uma letra “O”, bordada na blusa, falei é agora, perguntei seu nome ela disse Orora e sou filha do Arineu, mas o azar é meu...), esta, cantei e canto muito nas minhas rodas de violão, invariavelmente é motivo de boas risadas.

Quanto aos fatos curiosos da vida de Gordurinha, por sorte nossa, seu neto, Gordurinha Neto, mantêm um Blog onde conta histórias memoráveis do compositor, um importante trabalho de preservação da memória do artista baiano. Quem sabe um dia, o nome do grande Gordurinha seja reverenciado e colocado no seu devido lugar: ao lado dos grandes, ao lado de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga.
O Blog é imperdível, acesse:
http://wwwgordurinhaneto.blogspot.com/

Aproveito para apresentar um vídeo de Gordurinha em uma cena do filme, "Titio não é sopa", uma comédia da Atlântida, realizada em 1959, onde o compositor baiano interpreta a música "Baiano Burro Nasce Morto" ao lado do humorista Mário Tupinambás.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. MAIS UMA VEZ QUERO LHE AGRADECER POR ESSE TEXTO TAO RICO E BELO,EM SUAS PALAVRAS CONSIGO SENTIR SUA PAIXAO PELA HISTORIA DA MUSICA BRASILEIRA E AGRADECO POR TER DADO ESPACO AO MEU AVO,QUE TANTO LUTOU EM SUAS MUSICAS POR UM PAIS MELHOR,DE IGUALDADE ENTRE AS PESSOAS.BOM........SUA OBRA ESTA AI .SENDO GRAVADA ATE MESMO PELO RAPPA,QUEM DIRIA HEIM,GORDURINHA IRIA TER SUA MUSICA EM RITMO JAMAICANO.MAS NAO E DE SURPREENDER PRA QUEM JA CANTOU ATE MAMBO
    VIVA GORDURINHA E NAO SE ESQUECAM ,LEIAM SUA BIOGRAFIA

    ResponderExcluir
  2. endereco novo do blog
    gordurinhaneto.blogspot.com

    ResponderExcluir