terça-feira, 17 de março de 2009

CPF em tempo real - E qual é o tempo do judiciário?

A receita Federal divulgou que o contribuinte passará a atualizar seus dados pessoais e obter CPF em tempo real. O sistema está em fase final de desenvolvimento e tem previsão de implantação para os próximos quatro meses. O uso correto da tecnologia da informação – TI, vem sendo uma tônica na Receita, o sucesso do sistema de declaração do Imposto de Renda é um exemplo de sucesso, gostemos ou não.

O exemplo da Receita, infelizmente, não parece ser seguido pelo judiciário, a TI, naquele poder, apesar de avanços pontuais, ainda há muito a fazer para atender as expectativas das partes interessadas. A exceção de algumas ilhas de excelência, o uso adequado da tecnologia como ferramenta de apoio ao negócio, ainda não é muito perceptível para o principal interessado: o cidadão-usuário.

A modernização tecnológica naquele poder, parece enfrentar resistências culturais e corporativas, um exemplo: Mesmo com todas as evidências de agilização de processos, redução de custos, fugas e liberação para as ruas do contingente de policiais, antes utilizados para escolta, somente em janeiro último, e ainda com uma série de restrições, foi aprovada a lei que permite o uso da videoconferência para interrogatórios no âmbito do poder judiciário.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário