terça-feira, 10 de março de 2009

E-mail falso usa nome da Polícia Federal para instalar programa malicioso.

A Polícia Federal vem alertando para e-mails falsos que estão sendo enviados em nome do órgão. A mensagem afirma que o usuário navegou por sites clandestinos e devido a isso um inquérito policial será aberto em 48 horas. Fique atento, o único meio de contato com a Polícia Federal por e-mail é pelo endereço da Divisão de Comunicação Social (dcs@dpf.gov.br), que é usado apenas para encaminhar dúvidas, reclamações ou sugestões. A PF não utiliza e-mails para apurar denúncias nem para abertura de investigação.

Vários e-mails deste tipo utilizando instituições sérias como: Banco do Brasil, Censo e até Receita Federal - já passaram pela internet. Na verdade, é uma variação de um mesmo o golpe para instalar Trojans - programas maliciosos utilizados por crackes para coletar informações do usuário. Nunca clique no link indicado, este é o caminho para instalar o programa malicioso que acompanha a mensagem, delete a mensagem, o que os fraudadores querem, na maioria das vezes, é fazer o internauta preencher um formulário no site falso, enviando informações pessoais e, sobretudo, financeiras, como números de conta-corrente e cartão de crédito, e até senhas. Outras mensagens pedem apenas que o usuário baixe um arquivo - por exemplo, um suposto questionário - que, na verdade, e um programa que envia os dados pessoais e financeiros por meio da Internet.Apague a mensagem sem clicar no link

Por mais que se divulgue a proliferação de golpes eletrônicos, as vítimas deste tipo de mensagem ficam bastante tensas ao receber o comunicado ameaçador, portanto, ao recebe-lo não se desespere, geralmente este golpe é aplicado para milhares de pessoas e logo saí o desmentido na internet, basta pesquisar no Google ou entrar, se for o caso de empresa conhecida, no site oficial da instituição para identificar comunicado oficial. Lembre-se, não é prática normal nas instituições de governo solicitar audiências por e-mail.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário