sábado, 21 de março de 2009

Satélites e Submarinos Colidindo Novamente - Deu a Louca no Mundo II

No Post, “Satélites e Submarinos Colidindo - Deu a Louca no Mundo”, comentei de forma bem humorada, as inusitadas colisões entre satélites e submarinos ocorridas recentemente (ver aqui). Desta vez, dando continuidade a série (poderia ser: Deu a louca no Mundo II – O retorno) me surpreendo com mais dois acontecimentos "raros" ocorridos no espaço e nos oceanos, e que insistem, novamente, em desafiar as leis da probabilidade.

O primeiro, acontecido no dia 12-03-2009, foi a quase colisão de um pedaço de lixo espacial com a estação espacial internacional (ISS). Os astronautas que estavam na estação tiveram que se abrigar as pressas na sonda russa Soyuz TMA-13, que atualmente desempenha também o papel de barco salva-vidas no caso de acidentes e efetuaram sua separação da ISS para prevenir que um eventual choque com o lixo espacial provocasse a despressurização da estação. Um detalhe, o pedaço de lixo espacial, oriundo de um motor de satélite desativado, mede apenas 12,7 centímetros e menos de 1 kg, mas viajava a uma velocidade de 28.000 km/h. A quantidade de lixo espacial é tão grande que existe um sistema de rastreamento de lixo espacial realizado pela NASA , pelo visto, não funciona muito bem. A verdade é que, desde 1957, quando o primeiro satélite entrou em órbita,foram lançados mais de 6 mil satélites, destes, apenas mil continuam em funcionamento. São mais de 18 mil objetos com mais de 10 centímetros orbitando no espaço o que representa em torno de 5 mil toneladas de lixo espacial, não tem sistema de rastreamento que aguente.

O segundo acontecimento aconteceu hoje, 20-03-2009, o submarino nuclear 'USS Hartford' e o 'USS New Orleans’, um navio anfíbio da armada norte-americana chocaram-se nesta sexta-feira (20), nas águas do Estreito de Ormuz, na saída do Golfo Pérsico. No acidente, 15 marinheiros do submarino ficaram feridos.

Não se admirem, prezado leitor, se na próxima série não vier comentários de uma colisão, desta vez entre um submarino e um satélite. Do jeito que as coisas vão tudo pode acontecer.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário