O arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho condenou veementemente o aborto da menina de nove anos que engravidou de gêmeos após ser estuprada pelo padrasto e que apresentava risco de morte, caso continuasse a gravidez. Ele reafirmou que a "lei de Deus está a cima de todas as leis humanas", e que as pessoas que participaram do aborto e o apoiaram estão excomungadas da Igreja Católica, pois, na opinião dele, os fins não justificam os meios...
Comento: O respeito que devoto a doutrina católica não me impede de considerar o discurso do arcebispo uma agressão ao bom senso, pelo conservadorismo, parece ter saído da idade média, seu fundamentalismo apenas provocou uma celeuma desnecessária para um argumento tão facilmente desmontável e que sequer encontra berço na maioria dos católicos praticantes.
A ameaça de excomunhão não é novidade no histórico de Dom José Cardoso, segundo matéria do “O Globo”, publicada em 24/01/2008, o religioso ameaçou excomungar as mulheres que tomassem a pílula do dia seguinte em Pernambuco.
Ah, que saudade de Dom Helder Câmara!
Esse doido devia era ser enjaulado por perturbação da ordem pública.
ResponderExcluir