A Música “Tristeza do Jeca”, toada composta em 1918, pelo dentista Angelino de Oliveira, foi eleita a melhor música caipira de todos os tempos. O título me parece exagerado, mas é o que diz a "Folha de São Paulo", após uma eleição feita por um grupo formado por 16 críticos, pesquisadores e compositores, entre eles os cantores: Zezé de Camargo, Renato Teixeira, Milionário e Zé Rico, e os historiadores: Jairo Severiano, Zuza Homem de Mello, Fernando Faro, Rosa Nepomuceno, Aloisio Milani, Assis Ângelo, Carlos Rennó, Luís Antônio Giron e Marcus Preto.
Embora a qualidade dos jurados e seu envolvimento com tema sejam inquestionáveis, o resultado não tem valor científico, também é arriscado fazer classificações do tipo “o melhor...”, acho muito relativo, principalmente quando se refere à música, mas que a brejeirice da melodia de “Tristeza do Jeca” é uma delícia não tenho dúvidas, principalmente a versão dos inesquecíveis Tonico e Tinoco.
Tiveram o mesmo número de votos de “Tristeza do Jeca” as músicas: “Menino da Porteira” e “Chico Mineiro”, todas com dez votos. O desempate seguiu critérios de ordem de colocação na votação de cada jurado (quantidade de votos obtidos na primeira citação, na segunda, etc.)
parabens pelo blog...
ResponderExcluirNa musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.
Eu queria saber porque comporram a música Tristeza do Jeca?
ResponderExcluirsite me respondam por favor.