segunda-feira, 16 de março de 2009

“Tristeza do Jeca” - A melhor música caipira de todos os tempos.

A Música “Tristeza do Jeca”, toada composta em 1918, pelo dentista Angelino de Oliveira, foi eleita a melhor música caipira de todos os tempos. O título me parece exagerado, mas é o que diz a "Folha de São Paulo", após uma eleição feita por um grupo formado por 16 críticos, pesquisadores e compositores, entre eles os cantores: Zezé de Camargo, Renato Teixeira, Milionário e Zé Rico, e os historiadores: Jairo Severiano, Zuza Homem de Mello, Fernando Faro, Rosa Nepomuceno, Aloisio Milani, Assis Ângelo, Carlos Rennó, Luís Antônio Giron e Marcus Preto.

Embora a qualidade dos jurados e seu envolvimento com tema sejam inquestionáveis, o resultado não tem valor científico, também é arriscado fazer classificações do tipo “o melhor...”, acho muito relativo, principalmente quando se refere à música, mas que a brejeirice da melodia de “Tristeza do Jeca” é uma delícia não tenho dúvidas, principalmente a versão dos inesquecíveis Tonico e Tinoco.

Tiveram o mesmo número de votos de “Tristeza do Jeca” as músicas: “Menino da Porteira” e “Chico Mineiro”, todas com dez votos. O desempate seguiu critérios de ordem de colocação na votação de cada jurado (quantidade de votos obtidos na primeira citação, na segunda, etc.)




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. parabens pelo blog...
    Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
    é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

    ResponderExcluir
  2. Eu queria saber porque comporram a música Tristeza do Jeca?
    site me respondam por favor.

    ResponderExcluir