domingo, 29 de março de 2009

Maurice Jarre - Um mestre da trilha sonora. Vídeo.

Mesmo quem não conheceu a obra de Maurice Jarre, com certeza já assistiu a um filme que tem sua participação na trilha sonora. Foram dezenas de trilhas dentre elas:Dr. Jivago, Ghost – Do outro lado da vida, Sociedade dos poetas mortos, Na montanha dos gorilas, Luar sobre Parador, Atração fatal, Mad Max 3, A filha de Ryan, Lawrence da Arábia, Jarre obteve várias indicações para o Oscar, tendo recebido o prêmio maior em três ocasiões, recebeu ,ainda, quatro Globos de Ouros. Recentemente foi contemplado com o Urso de Ouro honorífico do Festival de Cinema de Berlim, destacando-o como um dos compositores "mais importantes e ao mesmo tempo mais populares" da história da sétima arte.

"Os compositores dos filmes estão freqüentemente à sombra de grandes diretores e estrelas. É diferente com Maurice Jarre. A música de 'Doutor Jivago', como grande parte de sua obra, é famosa no mundo todo e permanece na lembrança da história do cinema", afirmou o diretor do festival, Dieter Kosslick.

O músico também se destacava pela variedade de seus arranjos musicais" e por seu ''proeminente uso da percussão".

"Seu uso de instrumentos étnicos e sua evolução em direção à música eletrônica influíram significativamente no desenvolvimento da música cinematográfica e transformaram Jarre em um pioneiro da composição para trilhas sonoras", acrescenta o texto de homenagem do Festival de Berlim.

O compositor faleceu na madrugada deste domingo, aos 84 anos de idade, em Los Angeles, Estados Unidos.

No vídeo, Maurice Jarre conduz a Royal Philharmonic Orchestra no tema principal de "Lawrence da Arábia".


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário