terça-feira, 3 de março de 2009

CEBIT 2009 - TI Verde em Pauta

Hoje foi aberta em Hannover, Alemanha, a CEBIT 2009, maior feira européia de tecnologias, o evento terá como tema central o Green IT (tecnologias amigas do ambiente), as chamadas tecnologias verdes, termo bastante atraente, devido ao passivo ambiental que a Tecnologia da Informação vem produzindo, tanto em relação ao lixo tecnológico gerado quanto ao alto consumo de energia. Com efeito, o setor de informática está superando o de aviação em termos de emissões de carbono.

Outro tema da feira será, “Webciety”, expressão que resulta das palavras Web e Society, aplicadas ao conceito de "sociedade na rede" ou "sociedade da World Wide Web", termo cunhado para levar em conta o papel central que a internet está agora assumindo nas esferas social, econômica e política, por meio de blogs, redes sociais e software utilizado on-line. Durante os seis dias de exposições, o conceito "Webciety" poderá ser observado em todos os setores da feira, do software empresarial às soluções móveis domésticas.

"Mais de 1,5 bilhões de pessoas tem acesso à rede. Diariamente surgem novas aplicações, programas e conteúdos. Cada vez mais pessoas se informam através da internet e incluem seu uso na vida cotidiana. É por isso que queremos retratar todos os aspectos da sociedade da internet na CeBIT", disse, Ernst Raue, membro do conselho executivo da Deutsche Messe, organizadora do evento.

O evento foi aberto por Arnold Schwarzenegger, homenageado com uma estátua do exterminador do futuro e Angela Merkel, chefe do governo federal alemão. A presença da ex-estrela de Hollywood deve-se ao fato de a Califórnia ser o estado associado desta edição da feira de tecnologias e a força que tem neste setor. Mais de 40 empresas presentes na exposição são da Califórnia. Nomes como a Intel, a HP, a Nvidia e a Adobe fazem do estado governado por Schwarzenegger uma superpotência tecnológica.

Segundo dados da organização, a CeBIT 2009 contará com 4,3 mil expositores, que representam 60 países e em torno de 495 mil visitantes. O evento irá se encerrar no próximo dia 8 de Março.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. caro dr zem,

    pelo menos pra mim, fiquei curioso com essa tal de webciety. aposto que tem a ver com democracia.

    por gentileza, nos informe do desenrolar do evento.

    abçs

    ResponderExcluir